Blog da Ilha.

“ É ainda o local preferido para os golfinhos brincarem nos finais de tarde podendo serem
vistos a poucos metros de distância ... ”

História da Ilha do Mel

    Deixe um comentário

Conheça um pouco da nossa Ilha do Mel.

São exatos 2.701 hectares de rochas, praias e áreas verdes – manguezais, restinga e floresta atlântica.

A Ilha do Mel é a beleza mais luminosa da baía de Paranaguá. Quase toda sua área foi transformada em estação ecológica em 1982 e, mais tarde, em reserva da biosfera. Suas construções históricas remontam ao século XVIII.

A Gruta das Encantadas está envolta em fantasias sobre lindas mulheres que atraem os homens nas noites de luar. Sem ruas, a ilha é pródiga de trilhas que conduzem a todos os lugares. A travessia é normalmente feita por Pontal do Sul, município de Pontal do Paraná, numa viagem que dura 30 minutos.

O misticismo das Encantadas – Localizada no extremo sul da Ilha do Mel, a localidade de Encantadas tem muitas belezas naturais, com abundância de morros rochosos próprios para esportes como caminhada, para-glide e montanhismo, além de praias com águas limpas e azuis para mergulho, esportes náuticos e esportes de areia.

A Lenda das Encantadas – Contam os Caigangues do Paraná que há muito tempo atrás, na Praia das Conchas, ao sul da Ilha do Mel, na gruta das Encantadas, viviam lindas mulheres que bailavam e cantavam ao nascer do Sol e ao crepúsculo.

O canto delas era inebriante, dormente e perigoso para qualquer mortal. Se um pescador as escutasse, por certo perderia o rumo de sua embarcação, indo bater nas rochas e naufragar.

As Encantadas são Deusas-Sereias do mar, e como tais nos mostram o elemento destruidor negativo que pode se manifestar quando seguimos irrefletidamente intuições e inspirações. Isso nos parece familiar quando pensamos nos artistas e pessoas criativas que se destroem por darem ouvido a essas vozes espectrais, deixando-se arrastar pelas “Sereias” que habitam a nossa psique. Já outros, entretanto, são capazes de usar a intuição de forma positiva e, por vezes, uma torrente de energias criativas parece derramar-se deles.

Forte em tempos de guerra, bela em tempos de paz A construção da Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres é a primeira referência histórica da Ilha do Mel.

A construção da fortaleza começou em 1767 por ordem da Coroa Portuguesa, e sua função era defender o Brasil de invasões espanholas.

A Fortaleza foi o único estabelecimento militar do Paraná durante o século XVII, e foi o primeiro forte do Brasil a entrar em combate.

Farol das Conchas – Construído em 1872, por ordem de Dom Pedro II, para orientar os navegadores da Baía de Paranaguá. Localiza-se no Morro das Conchas.

Gruta das Encantadas – Situa-se na parte meridional da Ilha, em grande paredão rochoso, sendo um local envolto em lendas e histórias fantásticas.

Praias – Prainhas, Brasília, Limoeiro, do Cassual, da Fortaleza, do Farol, Grande, do Miguel, de Fora, do Belo e Ponta Oeste.

A Ilha do Mel é uma formação geológica localizada no litoral do Paraná e possui um Zoneamento Ecológico e de Uso Público.

No ano de 1982, o serviço de patrimônio da união transferiu a administração da Ilha do Mel, por aforamento, ao estado do Paraná, gravando como cláusula condicionante a instituição de uma unidade de conservação que protegesse os seus ecossistemas naturais. Assim, cerca de 95% da superfície da ilha constitui uma estação ecológica, englobando manguezais, restingas, brejos litorâneos e caxetais.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


© 2016 - Coração da Ilha. Todos os direitos reservados.